Quando se cria uma startup, muitas vezes ignoram-se a maiores das oportunidades de mercado. Umas mais óbvias que outras, é certo, mais há demasiadas oportunidades que passam despercebidas aos olhos dos empreendedores. Há mercados privilegiados nos quais a tecnologia deve apostar e indústrias emergentes… E de facto, a indústria dos seguros é uma delas. Será que sabes de todas as oportunidades que existem área dos seguros? Já pensaste duas vezes quando investidores da capital de risco como a Americana ou a Andreessen Horowitz, falam da aposta na tecnologia na indústria dos seguros como uma clara tendência para o próximos anos? Talvez seja a altura certa para saberes tudo sobre as oportunidades que existem para ti nesta indústria.
Mercado emergente e interesse de grandes investidores
As startups tecnológicas na área dos seguros conseguiram levantar desde de 2010, 2.12 biliões de dólares, e os investidores aumentaram, cerca de 9 vezes, o interesse neste sector. Das startups investidas, 56% são na área da saúde digital, sendo que as restantes 44% são na área dos seguros automóveis e serviços financeiros. E, na verdade, muitos dos investimentos não vêm de capitais de risco, mas de grandes empresas de seguros.
Como adaptar soluções para a indústria dos seguros?
A indústria dos seguros está inevitavelmente relacionada com o factor risco. Na verdade, a tecnologia veio permitir que as seguradoras valorizem o risco de uma forma mais eficaz, conseguindo pacotes mais personalizados e adaptados às necessidades dos seus clientes. Temos hoje uma série de gadgets e aplicações móveis que fazem com as seguradoras ajustem os seu modelos. Por exemplo, os clientes que tenham menos problemas de saúde e que pratiquem mais desporto devem pagar menos, ao contrário de outros que tem mais problemas de saúde e continuam com um estilo de vida pouco saudável. A tecnologia veio ajudar a monitorizar esses dados e características, sendo que, ambas as partes, ganham com esta parceria. As seguradoras diminuem o risco (e por isso pagam menos) e conseguem ter melhores pacotes para os seus clientes, enquanto as empresas tecnológicas que ajudem no processo fecham parcerias bastante rentáveis e possíveis investimentos.
Se estás a trabalhar numa solução tecnológica que possa ser aplicada à indústria dos seguros, desde motores de comparação de preços a serviços financeiros, de soluções na área da saúde ou serviços, não percas a oportunidade de trabalhares com os melhores no sector e de teres a possibilidade de fechar parcerias relevantes que façam com que o teu negócio seja rentável ao candidatares-te aqui ao Protechting.